quarta-feira, 16 de março de 2011

Cultura_ Para que tê-la? Mas se não tê-la, como sabê-la?


Depois de um longo tempo sem notícias, cá estou eu de volta!
Antes de dar continuidade ao tópico sobre a História da Arte, gostaria de chamar a atenção de vocês, caros leitores, para uma discussão bastante pertinente: O que é Cultura? É válida a distinção entre "Alta" e "Baixa" Cultura? Um bom conhecimento de Cultura Geral é importante nos tempos atuais?
Como estudante de Letras que sou, busquei minha primeira definição em meu querido amigo Aurélio:
 Cul.tu.ra [Lat. cultura] sf. 1. Ato, efeito ou modo de cultivar. 2. O complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas, intelectuais, etc, transmitidos coletivamente, e típico de uma sociedade. 3. O conjunto dos conhecimentos adquiridos em dado campo. (...)

É... não foi muito esclarecedor. Continuemos.
Eleonora Mendes Caldeira define: "Cultura, pois, entendida como produção humana para deleite próprio. A cultura tida, então, como alimento do espírito".
É de todo verdade que cada povo tem a sua cultura e que a cultura popular também tem o seu valor. No entanto a chamada "Cultura Clássica" está cada vez menos presente na vida das pessoas. Suporta-se a errônea ideia de que as massas não têm interesse por Literatura, dança, teatro e música erudita. A verdade é que pouco faz-se, sobretudo em nosso ilustre país, para divulgar esses movimentos nas classes menos favorecidas.
Está bastante em voga em países europeus e Estados Unidos livretes denominados "Cultura Geral". A tendência aproxima-se do Brasil; vi em uma livraria algumas edições da Coleção "For Dummies" traduzida para " Para Leigos". Trata-se de um resumão sobre determinado assunto, e.g : "Culinária Francesa para Leigos", "História Geral para Leigos" , e por aí vai. Adquiri recentemente o livro de um alemão um tanto quanto pretensioso. Em sua obra, intitulada "Cultura Geral -Tudo o que se deve saber",  ele garante ser solidário "com aqueles que buscam conhecimentos e são alimentados por fórmulas prontas", ele também era assim.
Schwanitz é bastante crítico em relação à Cultura de massas. O autor dedicou um capítulo inteiro ao "O que não convém saber" onde critica os tabloides que invadem a vida privada dos famosos, os reality shows, programas sensacionalistas e humorísticos e finaliza dizendo que um verdadeiro intelectual nem TV possuí. Ai! Pobre rede Globo...

Cultura Geral - Tudo o que se deve saber

Achei-o um tanto reacionário. Mas tive de concordar com a seguinte argumentação:
 "Toda ostentação, ainda que cultural, é absolutamente incompatível com o conceito de cultura. Quem se vangloria da própria cultura só deixa transparecer que é inculto. (...)Mas, assim como todo o esnobismo relativo à cultura é proibido, também é impróprio mostrar-se melindrado por ele. (...) Por isso, são particularmente infelizes as suspeitas paranoicas de que os cultos são arrogantes e só querem humilhar os demais."
O desinteresse pela Cultura Clássica ou Geral é indesculpável. Acima de tudo para aqueles que têm condições de conhecê-la e apreciá-la. Como entender a sociedade contemporânea sem um bom conhecimento de História? É até mesmo uma  "autoinjustiça" privar-se de ouvir uma música clássica ou uma ópera. Não apreciar uma peça teatral é no mínimo um grande gesto de ignorância. Reitero: a crítica se dirige àqueles que PODEM, que TÊM meios de atingir à essa Cultura, àqueles que sabem de sua existência mas não fazem o menor esforço em compreendê-la por acharem os clássicos "chatos demais".
A Cultura erudita não é superior à Cultura das massas. Ambas são cruciais para o bem viver de qualquer ser humano. Carateriza-se porém, uma grande falta de sensibilidade a rejeição aos clássicos. E é a missão desse blog, trazer você, caro leitor, para esse mundo extraordinário das artes. Compartilharei, à medida que também aprendo, o melhor das criações humanas e estarei, é claro, aberta para críticas, sugestões, correções e comentários.

Muito Obrigada.

Source:
SCHWANITZ, Dietrich. Cultura Geral: tudo o que se deve saber. 2 edição - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
PINSKY, Jaime (organização), CALDEIRA, Eleonora Mendes. Cultura e Elegância São Paulo, Editora Contexto, 2005.