![]() |
| "Educar é amar." |
Acredito ser pertinente uma discussão sobre o papel da Educação em nossa sociedade nos tempos atuais e este é o tema de minha postagem hoje, caro leitor.
Primeiramente citarei a peça central desse debate: o professor. Infelizmente, a despeito de ser uma das profissões de maior importância (tenho dúvidas se não é a maior de todas elas), pouco, ou quase nenhum mérito lhe é dado. Se ser advogado, médico, engenheiro, executivo e etc é motivo de orgulho, ser professor beira à chacota. Há quem sustente que muito da culpa está nos próprios profissionais da área. Existe, em especial no ensino público, muitos professores despreparados, com deficiências linguísticas, de cultura geral e didática. Talvez fique difícil respeitar um profissional assim. O professor precisa entender que ele nunca pode parar de estudar e de atualizar-se.
O educador Paulo Freire, em Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra salienta a importância do estudo constante do professor e de sua produção escrita (recomenda que se escreva ao menos três vezes na semana). É também de Paulo Freire a ideia do fim do “professor bancário” que simplesmente transfere conteúdo aos seus alunos.(Vide: Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa). Ensinar é criar possibilidades para a própria construção do conhecimento, sempre respeitando o educando. A autoridade do professor se assenta em sua competência profissional. Como esperar que os alunos respeitem alguém que eles não admiram? O professor deve ser exemplo de bom comportamento, tolerância, respeito às diferentes crenças, opções sexuais, raças e culturas. Deve mostrar conhecimento do que ensina, para passar confiança aos seus alunos. É também de competência do educador despertar o senso crítico de seus alunos. Discutir as melhorias que devem ser feitas na escola, no bairro, na cidade e no país. O professor deve ir na contramão da mídia dominante e alienadora. Deve mostrar aos seus alunos que eles não são inferiores e nem se tornariam superiores se tivessem um par de tênis da NIKE.
![]() |
| Paulo Freire, um dos maiores educadores do mundo. |
Depois de ler Paulo Freire constatei o quão grandiosa é a profissão do educador. Ele é capaz de alimentar sonhos, ou também de destruí-los. Não há escapatória: todo o advogada, médico, engenheiro, executivo e etc já passaram pelas mãos de um professor e se perguntados com certeza se lembrarão de um que marcou suas vidas. Por isso, o fardo de responsabilidade é tão grande.
Professores do mundo, unir-vos! Não se envergonhem de sua profissão, ao contrário, orgulhem-se!
Não se esqueçam da máxima do grande filósofo Immanuel Kant:
“ O homem não é nada além daquilo que a Educação faz dele”.
Muito Obrigada.
Source:
Freire, Paulo : “Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa”, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2000.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200013







